Tecnologia visa transformar água do mar em água potável em 30 minutos

ANÚNCIO

Uma equipe de pesquisadores australianos do Departamento de Engenharia Química da Monash University, desenvolveram uma tecnologia capaz de dessalinizar a água do mar e torná-la pronta para o consumo humano em apenas 30 minutos.

Utilizando uma fonte de energia sustentável, a solar, a invenção realiza a filtragem dos sais característicos das águas de mares, convertendo-a em potável e segura para o seu aproveitamento.

ANÚNCIO

O líder da pesquisa, professor Wang, defende o uso da tecnologia como uma alternativa viável em tempos em que a escassez de água potável em certas regiões do mundo já é uma realidade infeliz.

Tecnologia visa transformar água do mar em água potável em 30 minutos
Fonte: Reprodução/Internet

Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 1.1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água potável em todo o mundo.

Huanting Wang da Universidade Monash, em entrevista à emissora BBC Mundo, declarou que a tecnologia pode ser preferencialmente de grande benefício para as comunidades que sofrem com o acesso ao bem.

ANÚNCIO

De forma geral, a criação, pode converter a água de mares em água potável em apenas meia hora, concluindo seu potencial de centenas de litros de água por dia, o que no futuro poderia atingir milhões de pessoas.

Dispositivo: Filtro PSP-MIL-53

O processo de filtração do sódio contido nas águas de mares, é realizada pelo dispositivo batizado de PSP-MIL-53. Ele é constituído estruturalmente por uma espécie de íons metálicos, responsáveis por atrair e bloquear as partículas de sal da água, sendo posteriormente expostas a luz solar para sua regeneração.

O projeto conseguiu alcançar com o filtro PSP-MIL-53, o total de 500 mg/L em 30 minutos no que concerne à quantidade de sais presente na água, 100 miligramas abaixo do que recomenda o Organização Mundial da Saúde (OMS) para o consumo humano.

Fonte renovável: energia solar

Como o dispositivo funciona por meio da energia solar, o consumo de energia é renovável, evitando gastos que são comumente empregados em outras tecnologias físico-químicos.

“A energia solar para filtragem é usada há muito tempo, onde a água evapora e se condensa para produzir água doce. Mas leva muitas horas para produzir água suficiente para uso doméstico. Usamos a luz solar para reciclar nosso material, e leva apenas alguns minutos “, declarou o cientista Wang à BBC Mundo.

Não obstante aos resultados positivos, o professor questionado sobre a acessibilidade do filtro à população, confessou que ainda serão necessárias muitos outros anos para tal alcance.

ANÚNCIO