Processo pode obrigar Facebook a vender Instagram e WhatsApp

ANÚNCIO

De acordo com uma matéria realizada pelo porta americano Politico, um novo processo contra o Facebook será aberto ainda este mês pela FTC (sigla em inglês para Comissão Federal de Comércio). Como alegação, a Comissão informou que a companhia viola políticas antitruste.

Os estados do país tentaram persuadir a FTC a tratar o caso junto com o governo federal, que poderia cuidar disso internamente. Dessa maneira, os estados não poderiam aderir ao pleito, mesmo que estejam prestes a entrar com um processo pessoal contra o Facebook na Justiça Federal.

ANÚNCIO

A investigação multiestadual foi conduzida pelo Procurador Geral do Estado de Nova York, Tish James. A proposta também está aberta a outros estados para assinarem o recurso, mas o prazo para devolução de propostas terminou na semana passada. Ao menos 30 estados devem assinar.

Processo pode obrigar Facebook a vender Instagram e WhatsApp
Fonte: (Reprodução/Internet)

Prática ilegal pode desmembrar redes do Facebook

A publicação afirmava que a rede social de Mark Zuckerberg foi acusada de predar concorrentes menores e manter o controle dos dados do usuário, sufocando assim a competição. Uma das medidas que podem ser tomadas é desmembrar o Instagram e o WhatsApp por meio de ordem judicial.

Obrigar a comercialização de ativos de empresas adquiridas pelo Facebook pode trazer grandes mudanças no que diz respeito aos negócios da plataforma. Por exemplo, recentemente, ela começou a explorar maneiras de lucrar com o próprio mensageiro.

ANÚNCIO

Processos podem se manter internos, segundo fonte

Fontes disseram que o presidente da FTC, Joe Simons, concordou em manter os processos internos. Dessa forma, ele seria encaminhado ao juiz administrativo da agência. No entanto, é necessário persuadir pelo menos dois outros comissários a concordar com a disputa administrativa.

A expectativa dos progressistas é que, após assumir a presidência dos Estados Unidos, Joe Biden seja mais duro do que o governo Trump em questões antitruste. O processo contra o Facebook está em andamento há 16 meses. Em 2019, a FCT aprovou uma multa de US$ 5 bilhões para a rede social — valor recorde, até então.

ANÚNCIO