Ex-funcionária do Facebook denuncia campanhas de manipulação feitas pela rede

ANÚNCIO

A ex-cientista de dados do Facebook, Sophie Zhang, denunciou a mídia social em seu memorando interno, que funciona como um meio de transmitir uma informação para funcionários de uma mesma empresa e de maneira rápida.  

O memorando interno, que tinha 6.600 palavras destinadas aos colegas de trabalho, continha declarações e afirmações feitas pela ex-funcionária segundo suas investigações sobre a forma como a empresa se posicionou perante as informações disponíveis na rede.

ANÚNCIO

A denúncia sobre a responsabilidade da rede em campanhas de manipulação em eleições, acabou interferindo na opinião de eleitores usuários do Facebook. Em entrevista ao portal Buzzfeed, Zhang abriu publicamente várias questões da rede social, confira abaixo.  

Ex-funcionária do Facebook denuncia campanhas de manipulação feitas pela rede
Fonte: (Reprodução/Internet) 

As declarações da ex-cientista sobre os governos

Zhang disse que o Facebook tomou certas iniciativas em sua plataforma afetando presidentes de países ao redor do mundo. Em seu memorando, escreveu que perfis falsos no Facebook têm prejudicado eleições em todo o mundo

“Nesses três anos que passei no Facebook, encontrei várias tentativas flagrantes de governos nacionais e internacionais, de abusar de nossa plataforma em grandes escalas para enganar seus próprios cidadãos e criar notícias internacionais em várias ocasiões “, disse Zhang. 

ANÚNCIO

A ex-cientista de dados declarou que decisões acabaram afetando presidentes, enquanto estava na companhia. O Buzzfeed divulgou um dado que continha um pacote de indenização de U$ 64 mil (R$ 335 mil), para que Zhang não compartilhasse seu memorando.

Posição do Facebook contra as denúncias 

Em resposta às denúncias de Sophie Zhang, o Facebook divulgou em nota afirmando que ele passará a construir equipes especializadas para impedir que malfeitores abusem de seus sistemas e que isso não resulte na remoção de contas.

“Investigamos cada questão cuidadosamente, incluindo aquelas levantadas por Zhang, antes de tomarmos medidas ou de fazer afirmações públicas como uma empresa”, contou o Facebook.

ANÚNCIO