Popularidade do WeChat cresce na China enquanto e-mail é ignorado

ANÚNCIO

A popularidade do WeChat fez com que o aplicativo alcançasse mais de 1 bilhão de usuários chineses enquanto ignora-se o e-mail na China. A razão da preferência é porque nos anos 2000 o app era bastante comum em cafés, além de ter sido uma das primeiras redes sociais chinesas na qual as pessoas podiam postar microblogs.

Um levantamento da consultoria da Deloitte em 2018 revelou que os chineses checam seus e-mails 22% menos do que os usuários ocidentais. Isso ocorre porque em vez do e-mail, o aplicativo mais habitual dos chineses é o WeChat. 

ANÚNCIO

Cerca de 84,5% das pessoas que usam aplicativos de mensagens na China usam o WeChat, aponta o levantamento. O relatório de consultoria da Penguin Intelligence indicou a escola ao app também na comunicação diária de trabalho. 

Popularidade do WeChat cresce na China enquanto e-mail é ignorado
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Principal meio de comunicação profissional e acadêmico 

Eva Hsu dirige uma empresa de branding digital em Xangai há seis anos. Ela disse, através do portal BBC Worklife, que se comunica com os seus clientes estrangeiros mediante o e-mail e o LinkedIn, mas com os clientes chineses é diferente a abordagem. 

Pois, conforme ela, os clientes chineses tendem a usar e enviar arquivos por meio do WeChat, sendo este o principal meio de comunicação deles. Nesse contexto mas em outra perspectiva, a professora Zhong Ling, de Economia na Escola de Pós-Graduação em Administração de Cheung Kong, acreditar que o WeChat se encaixa na cultura de trabalho chinesa.

ANÚNCIO

“O WeChat, como canal de mensagens, exige menos tempo de trabalho formal, além de que para conversas que exigem muita interação, ele consegue ser mais rápido que o e-mail” afirma  ela, de acordo com o portal BBC. 

Como se originou a popularidade do WeChat

Antes de ser o ‘WeChat’, o app estava instaurada dentro de uma plataforma chamada de QQ, lançada pela recém-criada empresa de tecnologia chinesa Tencent, nos anos 2000. Ela foi baseada para possuir um programa de mensagens instantâneas.

Em conjunto com as mensagens, o QQ buscava oferecer entretenimento por meio de jogos e música. Em comparação ao e-mail, ele tinha como principal característica o envio de  mensagens sincrônicas, como também a capacidade de criar avatares.

ANÚNCIO