Observatório europeu aponta mudança no consumo de drogas durante a pandemia

ANÚNCIO

O Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência publicou em seu relatório anual que os vendedores de substâncias ilegais se reinventaram e ganharam força no comércio digital inclusive sobre a mudança no consumo de drogas durante a pandemia.

Foi apontado que as drogas mais consumidas na Europa mudaram de posição. Antes da pandemia, eram a cocaína e o MDMA, ambas associadas ao lazer e aos contatos sociais, consideradas como estimulantes. Mas agora os europeus estão preferindo usar mais a maconha. 

ANÚNCIO

A maconha tem substâncias como a cannabis e os benzodiazepínicos, possuidores de efeito analgésico ou sedativo. Com isso, é uma substância que pode ser consumida em casa, sem necessariamente depender de interações coletivas, como são os estimulantes sociais. 

Observatório europeu aponta mudança no consumo de drogas durante a pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Mercado digital de drogas ganha espaço na pandemia 

Devido à restrição da mobilidade com as rígidas medidas de confinamento, no início da pandemia houve uma queda generalizada do mercado de substâncias ilícitas. Como tudo passou a ser remoto e online, a alternativa de sustentação desse setor migrou também de forma mais intensa para a internet. 

Vendas pelas redes sociais e aplicativos móveis criptografados foram os meios que os narcotraficantes se apropriaram. Os traficantes de drogas estão aproveitando o momento de foco à pandemia para agirem com mais liberdade.

ANÚNCIO

Nesta terça-feira (29), a Agência de serviço polícia europeu (Europol) anunciou o desmantelamento de uma organização de venda de objetos ilegais na Internet que incluíam 500 quilos de drogas. A polícia prendeu 179 pessoas em cinco países europeus e nos EUA.

Covid-19 e o uso de entorpecentes

Apesar do maior consumo da maconha ao invés de drogas sintéticas, especialistas do Observatório comentaram que a fabricação dessas últimas – concentradas na Bélgica e na Holanda – não diminuíram no primeiro semestre de 2020.

O Relatório Mundial de 2020 das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) informou como a Covid-19 fez o consumo de drogas aumentarem com a mistura de substâncias mais facilmente encontradas, como álcool e benzodiazepinas. 

“Precisamos que todos os governos demonstrem maior solidariedade e apoiem, principalmente os países em desenvolvimento, no combate ao tráfico ilícito de drogas e ofereçam serviços baseados em evidências para os transtornos associados ao uso indevido de drogas e doenças relacionadas, para que possamos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promover a justiça e não deixar ninguém para trás”, afirmou a diretora-executiva do UNODC no relatório. 

ANÚNCIO