Missão Change’e é concluída com sucesso e foguete pousa em solo lunar

ANÚNCIO

Recentemente, a China realizou seus últimos preparativos para lançar a Chang’e-5 no espaço, sendo a quinta missão de seu programa de exploração lunar. A missão chinesa foi à Lua com o objetivo de coletar amostras do solo. 

Após a coleta, o satélite iria voltar à base chinesa trazendo consigo materiais lunáticos. Ao que parece, parte da tarefa já foi concluída. No entanto, a China só afirmou por agora que a espaçonave pousou em território lunar nesta terça-feira (1).

ANÚNCIO

A partir de agora, a próxima parte da missão já foi iniciada e o módulo de pouso começará a desenterrar amostras do solo da Lua. Segundo os cientistas, a volta do equipamento está prevista para o final de dezembro. 

Missão Change'e é concluída com sucesso e foguete pousa em solo lunar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Serão coletados até 4 kg de rochas lunares  

A missão que foi iniciada em 23 de novembro, é considerada particularmente complicada, já que consiste em quatro espaçonaves que têm a responsabilidade de trazer 2 kg a 4 kg de rochas lunares à Terra. 

Duas espaçonaves tem módulo de pouso e um veículo de subida e ficam uma em cima da outra. Em 28 de novembro, o par de módulos se separou da terceira parte, deixando o módulo de serviço na órbita lunar.

ANÚNCIO

O módulo de pouso só aterrissou ontem (1), por volta de 12h13, horário de Brasília. O momento de separação do conjunto foi gravado pela própria agência espacial e foi postado no Twitter da empresa o @starmil_admin.

Braço robótico será utilizado para coletar amostras lunares 

Durante a missão, o módulo de pouso usará um braço robótico para perfurar a superfície e coletar pedras colocando-as em um recipientes de amostras. Na data de volta, o braço robótico junto ao módulo de pouso se juntarão ao módulo de serviço.

Em algum momento do processo de volta, a amostra será armazenada para uma quarta espaçonave, uma cápsula de reentrada que terá a responsabilidade de trazer o material  da Lua de volta à Terra. 

Os cientistas da missão ainda não informaram o dia certo do pouso da cápsula na Terra, no entanto, especula-se que seja em meados dos dias 16 e 17 de dezembro. No mesmo mês, o Hayabusa 2, missão do Japão, também trará amostras lunares. 

ANÚNCIO