Mercedes Benz desiste mais uma vez de fabricar carros no Brasil

ANÚNCIO

A Mercedes-Benz anunciou no última quinta-feira (17) que optou por parar a produção de carros da marca em São Paulo (Iracemápolis). Aparentemente, essa decisão foi tomada depois da conclusão de que essa área não faz mais parte do processo de reestruturação do grupo.

A fábrica de Iracemápolis recebeu um investimento de 170 milhões de euros e será colocada em operação em 2016. A instalação desse departamento foi na onda de uma nova rodada de fábricas de carros de luxo no País. 

ANÚNCIO

A instalação veio de marcas como BMW e Audi, da Volkswagen, e depois entrou no programa do governo brasileiro Inovar Auto. Mas ao que parece, a mesma foi fechada e agora, de fato, a fábrica passa a deixar de fabricar os automóveis no Brasil. 

Mercedes Benz desiste mais uma vez de fabricar carros no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Questões de rentabilidade motiva decisão

O Inovar Auto entrou em vigor em 2013, quando o valor real era mais alto, e uma série de marcas asiáticas passaram a importar carros em grandes quantidades, o que atrapalhou as marcas consolidadas no país. O plano era válido até o final de 2017.

“A empresa decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro”, detalhou Mercedes-Benz em entrevista.

ANÚNCIO

Não é primeira vez que a Mercedes desiste do Brasil

Em abril daquele ano, Philipp Schiemer, o então oficial presidente da empresa brasileira na época, declarou em entrevista à revista Exame que, se a fábrica de Iracemápolis não desse mais lucro, poderia e deveria ser finalmente fechada.

A montadora foi questionada na época pela Reuters, afirmando que sua interpretação do discurso do executivo estava errada e que reteria investimentos no setor por acreditar no potencial do mercado brasileiro de automóveis premium e no reconhecimento dos modelos produzidos no país.

O fim da produção de automóveis em Iracemápolis é a segunda vez que a Mercedes-Benz desiste da produção de automóveis no Brasil. A empresa ainda teve sua primeira fábrica de automóveis de passageiros em Juiz de Fora (MG), mas em 2012, a unidade foi reformada para integrar o esquema de produção dos caminhões da marca no país. 

ANÚNCIO