A bichectomia é um processo cirúrgico de cunho estético, qual o principal objetivo é afinar o rosto e marcar as maçãs. Normalmente é possível alcançar um resultado de um rosto mais fino.
Contudo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica já tem enfatizado há um tempo algumas possíveis complicações que o procedimento pode trazer e que nem sempre são transmitidas aos pacientes que querem realizar a cirurgia.
Os profissionais alertam que existe risco de envelhecimento prematuro no rosto, lesão grave no nervo facial, secção acidental do ducto salivar, perda irreversível de movimento da face e outros aspectos presentes na cirurgia como sangramento ou infecção.

Procedimento é simples mas pode ocasionar lesão facial
Apesar do procedimento ser relativamente simples e pouco invasiva, há preocupações e alertas sobre a apropriação da técnica. Embora considerada de fácil realização, especialistas alertam:
“Se o profissional atingir o nervo facial, a pessoa pode até perder movimentos do rosto de uma maneira irreversível, o que termina em deformações”, adverte o médico Flavio Hojaij, Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da Universidade de São Paulo em entrevista ao portal de notícias Veja.
Profissionais da Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética de vários países e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem enfatizado a realização da cirurgia por um médico especialista e não apenas um esteticista ou outro profissional que não tenha conhecimento prévio da medicina.
Envelhecimento antecipado e prejuízos do procedimento
Contudo, a bichectomia é uma remoção das bolas de Bichat, tecido adiposo que todos possuem nas bochechas, que com o tempo tem sido uma tendência adotada por muitos jovens. A preocupação com estética deve, contudo, estar aliada á saúde.
Elas atuam como uma espécie de almofada ou amortecedor dos músculos faciais e participam dos movimentos de mastigação. Apesar da retirada significar maior contorno facial, o alerta de muitos especialistas é para o envelhecimento prematuro da região.
Com o decorrer da idade parte da gordura facial é perdida, sendo um dos principais sinais de envelhecimento da pele. Diante disso, a médica Ainhoa Placer em entrevista a BBC News, acredita que a cirurgia tem benefício momentâneo, mas é prejudicial a longo prazo.