Grandes magnatas de tecnologia irão depor no Congresso dos EUA – Entenda o motivo

ANÚNCIO

Grandes magnatas de tecnologia, como Jeff Bezos e Mark Zuckerberg serão chamados para depor no Congresso dos Estados Unidos, para responder responder questionamentos sobre poder que suas marcas tem atualmente.

Além dos dois citados, Tim Cook (Apple) e Sundar Pichai (Google) também foram intimados a dar depoimento para o Congresso, para que se debata sobre o monopólio exercido por tais empresas no mercado atual.

ANÚNCIO

O depoimento será muito importante para o país, já que, com as eleições tão próximas em terras estadunidenses, o governo necessita saber que relações manter com as marcas de alguns dos homens mais ricos do planeta.

Grandes magnatas de tecnologia irão depor no Congresso dos EUA - Entenda o motivo
Fonte: (reprodução/internet)

 

Quer saber tudo sobre o depoimento dos magnatas nos EUA? Fique aqui e confira tudo sobre o assunto.

ANÚNCIO

Empresas poderosas demais

Muito se discute atualmente sobre todo o poder conquistado pelas marcas. Jeff Bezos mesmo, atual presidente da Amazon, se tornou o homem mais rico do mundo por conta do monopólio exercido por sua marca no mercado.

As marcas citadas são consideradas problemáticas pelo governo devido à sua influência no mundo atual, além de dificultar com que possíveis novos empreendedores tenham sucesso em sua empreitada.

Além disso, o comportamento das marcas na internet vem gerando muitas discussões. Uma das acusações sofridas pelo Google, é que o buscador mais usado na internet dificulta o acesso a informações de páginas de outros buscadores, como o Bing.

Grandes magnatas de tecnologia irão depor no Congresso dos EUA - Entenda o motivo
Fonte: (reprodução/internet)

 

Google e Apple tem praticamente controle total sobre o mercado atual, e isso faz com que as referidas empresas possam ditar os preços que devem ser adotados no mercado, e muitas dessas escolhas são do desagrado de grande parte dos usuários.

Como é o caso da Apple, provedora do sistema iOS, que ganha 30% do valor de todos os apps comercializados em sua plataforma. Dessa maneira, o monopólio e influência da marca dentro do mercado atual acaba sendo gigantesco.

Outro exemplo prático é a relação que a população em geral tem com o YouTube, que pertence ao Google. Muitas pessoas sequer conhecem outro reprodutor de vídeos na internet, e, apesar de ser gratuito, não dá chance para a “livre concorrência” acontecer atualmente.

Em decorrência dessa dominância total dessas empresas no mercado, muito se debate se alguma delas de fato deveria ter tanto poder no mundo atualmente, pois onde muitos julgam ser um espaço democrático, na verdade contam com o monopólio de pouquíssimos serviços.

Críticas à Amazon

Uma das críticas feitas a esse monopólio das empresas é diretamente ligada à Amazon. Muitos criticam a forma como a plataforma de vendas posiciona seus produtos no site.

Grandes magnatas de tecnologia irão depor no Congresso dos EUA - Entenda o motivo
Fonte: (reprodução/internet)

 

Você pode anunciar seus produtos no site da marca, porém, sempre serão colocados em segundo plano em relação aos oferecidos pelo próprio serviço, que, por ter uma quantidade muito maior de mercadoria, pode se dar ao luxo de fazer os melhores preços para os clientes.

Dessa maneira, por mais que a plataforma dê alternativas de compra dentro do seu serviço, os que de fato são vendidos são os da própria marca, aumentando ainda mais a diferença da empresa de Jeff Bezos para as de pequeno porte.

Mas afinal, qual é o problema?

Críticos apontam que a dominância dessas empresas no mercado seria o problema central, já que é impossível para companhias de menor porte competir em um mercado onde os meios são ditados pelos seus próprios concorrentes.

O depoimento será realizado com os 4 magnatas juntos, através de videoconferência, o que rendeu muitas críticas dos que criticam as empresas. Eles alegam que, dessa maneira, um vai poder se escorar no outro para escapar de perguntas mais direcionadas.

Porém, mesmo que juntas, temas separados podem ser abordados. Um dos possíveis temas é o atual boicote sofrido pelo Facebook por diversas marcas, alegando que a empresa demora muito em retirar conteúdos nocivos de sua rede social, e que não querem ter sua imagem atrelada a essa prática.

ANÚNCIO