Governo alemão impõe multa milionária à Tesla por descarte de baterias

ANÚNCIO

Nesta semana, a Tesla confirmou que se encontra batalhando contra uma multa de US$ 14 milhões imposta pelo governo da Alemanha. A multa foi  uma consequência a sua forma de lidar com suas baterias dos carros após a vida útil das mesmas chegarem ao seu fim.

A Alemanha se trata de um país que, segundo o governo, resguarda com atenção sua indústria automotiva, que atualmente é uma das mais poderosas globalmente. Devido a essa política, a chegada da empresa de Elon Musk no local não foi feita de forma comum.

ANÚNCIO

Não é a primeira vez que ocorre uma desavença com ambas as partes. Ocasionalmente, o governo da Alemanha tentava manter a companhia distante de sua indústria de veículos elétricos, a perseguindo por causa de sua publicidade dos pacotes Full Self-Driving e Autopilot.

Governo alemão impõe multa milionária à Tesla por descarte de baterias
Fonte: (Reprodução/Internet)

Tesla incentiva sua produção na Alemanha 

Mesmo com os percalços impostos, a Tesla insistiu em continuar suas atividades no país ao anunciar um investimento maciço referente a construção de uma fábrica gigante em Berlim. Tal iniciativa fez com que muitas pessoas questionassem se uma possível trégua entre as duas estava ocorrendo.

Porém, um novo confronto apareceu com a questão das baterias entrando em vigor. Segundo as autoridades alemãs, a política de descarte da empresa é desconfortável, o que ocasionou a dívida de US$ 14 milhões prescrita pelo Umweltbundesamt (UBA), o Serviço Federal do Ambiente.

ANÚNCIO

Companhia opta por recorrer à multa

Por meio de uma nota, a Tesla afirmou que o UBA emitiu, à sede da companhia na Alemanha, uma multa alegando que não estava ocorrendo uma conformidade com as leis que concernem a participação da empresa no mercado, ou da retoma de seus produtos que chegaram ao fim.

“[…] Embora não possamos prever o resultado desta questão, incluindo o valor final de quaisquer penalidades, apresentamos nossa objeção e não se espera que haja um impacto adverso relevante em nossos negócios”, afirmou a Tesla em argumentação.

Segundo Tesla, problema é totalmente administrativo

De acordo com a empresa de Elon Musk, o problema existente é apenas administrativo, e que a maioria das baterias que estão em atividade, ainda são cobertas pela garantia. Quando substitui alguma delas, segundo a Tesla, é normal que ela seja “refabricada” para ser utilizada em futuras trocas semelhantes.

No lugar de utilizar tais equipamentos como aparelhos estacionários, como ocorre em alguns fabricantes de carros elétricos, a Tesla afirmou que prefere reciclá-las, e que este ponto que é responsável por gerar divergências entre companhias e autoridades do governo.

ANÚNCIO