Google Play Music será descontinuado esse ano e usuários deverão se adaptar a outras plataformas

ANÚNCIO

Na última terça-feira (4), o Google anunciou que o aplicativo Google Play Music será desativado no mês de outubro e a plataforma que irá substituir os serviços que o app oferece, será o Youtube Music.

Os usuários do aplicativo já estavam cientes que isso iria acontecer a qualquer momento. Isso porque, desde maio o Google disponibilizou uma nova ferramenta para que eles pudessem migrar todos os dados do Google Play Music para o Youtube Music.

ANÚNCIO

Além disso, o Google também afirmou que eles irão remover a aba de músicas que hoje existe dentro da Play Store. Então, não será mais possível comprar os sons dentro da loja de aplicativos.

Google Play Music será descontinuado esse ano e usuários deverão se adaptar a outras plataformas
Fonte: (Reprodução/internet)

O fim do Google Play Music

O encerramento dos serviços disponibilizados pelo Google Play Music irá acontecer gradualmente. Já em setembro, existem dois países que não conseguirão mais acessar a plataforma, sendo eles:

  1. Africa do Sul;
  2. Nova Zelândia.

Todos os outros países, englobando o Brasil, deixarão de ter acesso a plataforma em outubro. No entanto, quem comprou músicas no streaming e deseja baixar esses e outros dados para outro lugar terão até o mês de dezembro para fazer isso.

ANÚNCIO

Essa questão precisa ser bem observada, pois as pessoas que usavam o Google Play Music para armazenar conteúdos que foram baixadas em outros lugares também deverão copiar e enviar para outra plataforma até o mês de dezembro.

Vale reforçar que, todos os dados serão apagados definitivamente e ficarão inacessíveis depois desse prazo que foi dado pelo Google ao seus usuários.

Migrando para o Youtube Music

O Google está permitindo que os usuários façam a migração dos seus dados para o Youtube Music de forma simples. Todos os dados, incluindo as músicas que foram compradas e até mesmo playlist montadas poderão ser enviadas para a “nova” plataforma.

O processo de migração é bem simples, a equipe do Google afirma que só será necessário instalar o aplicativo do Youtube Music no celular do usuário e automaticamente o app dará a opção para fazer a sincronização.

Caso isso não aconteça, ou o usuário queira guardar os conteúdos em outro lugar ele pode baixar pelo Google Takeout e guardar todo o conteúdo no computador.

Uma mudança inesperada

Já estava claro que o Youtube Music poderia ser um competidor com mais qualidade no mercado diante dos seus concorrentes, Spotify e Apple Music. Então, sabia-se que a ideia do Google era concentrar seus serviços em um só lugar.

No entanto, as pessoas ficaram surpresas com a mudança de que a aba de músicas na Play Store também iria acabar. Vale dizer que essa medida já será colocada em prática neste mês de agosto.

ANÚNCIO