Crise ambiental causada por máquinas de lavar roupa – Entenda

ANÚNCIO

Sabe-se que cerca de 14% de todo o plástico produzido é usado para fazer fibras sintéticas nas roupas, e quando estas são lavadas soltam pequenos fios que são muito mais finos do que um fio de cabelo humano.

Os trabalhos de tratamento de esgoto tornaram-se capazes de capturar as fibras despejadas pela máquinas de lavar, juntamente com o lodo da filtragem. Porém, essa captura está sendo aplicada em terras agrícolas, afetando a saúde de consome os alimentos da terra, ou simplesmente enterradas em aterros sanitários, intensificando a poluição que o lixo gera.

ANÚNCIO

A lavagem de roupas nas máquinas de lavar acaba gerando uma crise ambiental causada por microfibras sintéticas. Elas se desprendem das peças em uma enorme quantidade e acabam sendo uma fonte poluidora quando o resto da água utilizado pelo uso é direcionado ao ralo, contaminando os rios e mares, afetando animais que em seguida serão consumidos pelos humanos. 

Crise ambiental causada por máquinas de lavar roupa - Entenda
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Uso das máquinas leva toneladas de poluição ao meio ambiente

Mesmo o tratamento de esgoto se tornando mais difundido e mais eficientes em todo o mundo, eçe acaba não tendo tanto efeito assim. Uma vez que as fibras sintéticas são aplicadas como fertilizantes, movendo um problema ambiental de uma área para outra. 

Segundo o portal de notícias BBC News, uma equipe da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB) descobriu que as emissões desse poluente acabam atingindo o solo em escala maior (176,5 mil toneladas) do que ambiente aquático (167 mil toneladas).

ANÚNCIO

Cientistas americanos consultados pelo portal, informaram que desde a década de 1950, quando o uso do poliéster e náilon foi utilizado em grande escala, já foram registrados cerca de 5,6 milhões de toneladas de microplásticos. Sendo que 2,9 milhões deles provavelmente foram parar nos rios e mares, o equivalente a 7 bilhões de jaquetas de lã. 

Como reduzir esse impacto no meio ambiente

Uma das principais alternativas é diminuir o consumo de tecidos com fibras sintéticas, escolhendo outros materiais no momento de comprar roupas. Além disso, a criação de filtros mais eficientes nas máquinas de lavar e o desenvolvimento de um melhor tratamento de resíduos, coopera para uma redução menor de fibras sintéticas no meio ambiente. 

As máquinas de lavar com porta em cima aplicam mais pressão mecânica às roupas e, portanto, eliminam mais microfibras. Uma alternativa de diminuir a eliminação, seria a escolha por uma máquina de lavar com porta frontal e lavar a mão algumas peças. 

ANÚNCIO