Congresso dos EUA reanalisa vitória presidencial de Biden no Colégio Eleitoral nesta quarta-feira (6)

ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (6), A Câmara e o Senado dos Estados Unidos devem conferir a vitória do presidente eleito Joe Biden. O Congresso americano deve contar e certificar os votos do Colégio Eleitoral: 306 de Biden e 232 de Trump.

O processo tem um plano de fundo não considerado formal, como é de praxe ou comumente esperado. Nesta eleição, Donald Trump não admitiu a derrota e acusa, desde antes do início das votações, supostas fraudes.

ANÚNCIO

Por conta disso, o processo pode levar mais tempo para ser finalizado. Diversos parlamentares republicanos do Senado e da Câmara demonstram apoio a Trump e prometem acatar as suas queixas.

Congresso dos EUA reanalisa vitória presidencial de Biden no Colégio Eleitoral nesta quarta-feira (6)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Biden e Trump discursarão no mesmo dia da confirmação dos votos

De qualquer modo, é difícil que o Congresso consiga impedir a posse de Biden no dia 20 de janeiro. Afinal, o Colégio Eleitoral decidiu em dezembro e oficialmente escolheu o democrata como o novo presidente. 

Mesmo assim, o atual presidente Trump diz não aceitar o resultado da eleição e promete tentar reverter a contagem de votos. O chefe de Estado disse, em seu perfil do Twitter, que vai discursar em um comício, em Washington, nomeado de Save America Rally.

ANÚNCIO

O republicano reiterou que falará às 113h na esplanada ao sul da Casa Branca e convocou os seus seguidores para formarem “grandes multidões”. O presidente eleito, Joe Biden, afirmou que vai se pronunciar em seu reduto em Wilmington, Delaware.

Trump ligou à autoridade eleitoral para contestar votos

Já se passaram dois meses das eleições e Trump parece não ter reconhecido a vitória de seu antigo opositor. Em uma ligação divulgada pela imprensa, o presidente foi encontrado solicitando ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que o parlamentar encontre 11.780 votos supostamente não contabilizados.

Na mesma ligação, Raffensperger afirmou que os resultados estavam corretos. Após a ligação, o secretário publicou no Twitter que as falas de Trump não são verdade e que a verdade virá à tona. A Casa Branca não disse a respeito do áudio divulgado.

Como ocorrerá a certificação pelo Congresso

A certificação da eleição de Biden acontecerá seguindo a Lei da Contagem Eleitoral de 1887 dos Estados Unidos. Ela defende que o Congresso se encontre no Capitólio e siga um protocolo. Primeiramente, o vice-presidente Mike Pence será o responsável pela sessão, pois é também presidente do Senado.

Primeiramente, os certificados dos votos de cada estado serão levados a responsáveis pela contagem, que lerão os documentos em voz alta. Enquanto o processo ocorre, Pence precisa perguntar se há alguma consideração na Casa. Qualquer objeção é tratada pelas duas casa por até duas horas.

Após isso, no caso de que a maioria concorde com as objeções, os votos podem ser rejeitados. Por fim, o vice-presidente deve oficializar o vencedor da eleição presidencial.

ANÚNCIO