Câmara dos Deputados analisa se eleição para presidência será remota ou presencial

ANÚNCIO

A Câmara dos Deputados está analisando se a eleição do presidente da Casa, que ocorrerá em fevereiro, deve ser realizada virtualmente ou presencialmente. A avaliação se dá por conta dos riscos que a Covid-19 ainda apresenta.

Rodrigo Maia (DEM), atual presidente da Câmara, é quem decide o modo em que a votação será feita. De qualquer forma, a logística pode ser complicada já que o eleitorado é composto por 513 deputados, precisa ser secreta e existe a possibilidade de haver dois turnos.

ANÚNCIO

A data da eleição não está oficialmente marcada, mas espera-se que ocorra na manhã do dia 2 de fevereiro. Tal data deve ser a escolhida, pois o regimento da Câmara obriga a retomada do recesso dos parlamentares logo depois desse dia.

Câmara dos Deputados analisa se eleição para presidência será remota ou presencial
Fonte: (Reprodução/Internet)

Desafios serão grandes para o modelo presencial

Nunca na história a eleição deixou de ser presencial. Como de costume, cabines de votação são instaladas no plenário da Câmara, enquanto deputados ficam em filas e um processo que dura horas. Se o modelo for mantido este ano, algumas alterações terão de ser feitas.

Principalmente para manter o distanciamento social e atender as medidas de segurança de prevenção do novo coronavírus, as urnas devem ser mantidas em diferentes posições para que haja menor aglomeração.

ANÚNCIO

O Salão Verde é uma área em questão por ser extensa. De qualquer modo, a área pode ficar cheia facilmente, por isso o número de pessoas deve ser restrito. Contudo ainda terão outros desafios, como por exemplo onde os deputados irão esperar para ir até a urna ou até mesmo no caso de segundo turno. 

Modo remoto é cogitado

No caso de uma eleição virtual, o aplicativo utilizado seria o Infoleg, o mesmo já utilizado pelos parlamentares ao longo das votações de projetos deste ano. De acordo com técnicos da Casa, o mecanismo é seguro e garante o sigilo das votações.

De qualquer maneira, os técnicos de informática concederam entrevista ao G1 e disseram que o formato presencial deve ser o escolhido, já que trata-se de um evento político importante. Mais outros dez cargos da Mesa Diretora devem ser decididos. 

A eleição será disputada pelos deputados Arthur Lira (PP), Baleia Rossi (MDB) e Fábio Ramalho (MDB), o último não sendo tão cogitado pelos deputados. Lira é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

ANÚNCIO