Carvão para as vacas – Entenda como isso pode ser bom para o meio ambiente

ANÚNCIO

Em todo o mundo existem criações de vacas no setor de pecuária. Esses animais são responsáveis por movimentar o PIB brasileiro em 6%, tornando o país o segundo maior exportador de carne bovina e derivados, segundo a Embrapa.

Em 2016, existiam mais de 200 milhões de cabeças de gado no país, ocupando uma vastidão de hectares, capaz de acarretar diversos problemas ambientais.

ANÚNCIO

As vacas e demais ruminantes são responsáveis por pelo menos metade da emissão do composto Metano, que em altas concentrações na atmosfera terrestre pode contribuir para o efeito estufa, ocasionar explosões e queimadas, devido ao seu caráter inflamatório e afetar a saúde respiratória e cardíaca de humanos.

Carvão para as vacas - Entenda como isso pode ser bom para o meio ambiente
Fonte: Reprodução/Internet

Processo digestivo dos ruminantes e impactos no meio ambiente

A grande quantidade de gases como o metano (CH4) e óxido nitroso na atmosfera, agravando os efeitos do aumento da temperatura na Terra e consequentemente criando um desequilíbrio no efeito estufa, são muito mais significativos que o gás carbônico para o aquecimento global,  tornando-se uma preocupação para o setor de agricultura.

A pecuária tem grande responsabilidade neste fato, afinal a liberação do gás metano por ruminantes em seu processo digestório está intrinsecamente relacionado ao tipo de alimentação que recebem. Esse composto é sintetizado por bactérias no organismo do animal, como não pode ser absorvido por este, é eliminado pelo seu sistema digestivo.

ANÚNCIO

Nos humanos, o CH4 pode trazer problemas quando inalado, dentre eles pode acarretar asfixia, parada cardíaca e até mesmo danos no sistema nervoso do indivíduo.

Por que o carvão pode auxiliar a reduzir os impactos no meio ambiente?

De acordo com pesquisas realizadas e divulgadas pela emissora BBC News, uma fazenda no sudoeste da Austrália, vem utilizando na ração de seus animais um composto vegetal semelhante ao carvão.

Ao defecar ou arrotar, o animal expele grande quantidades da substância (denominada Biochar) em suas fezes, possibilitando que o solo seja capaz de absorver mais carbono e diminuir a quantidade de metano produzido por esses pelos ruminantes em seu processo digestivo.

Estudos vêm demonstrando que a adição do composto Biochar a alimentação de bovinos tende a diminuir em muito a emissão de metano, gás que tem grande contribuição para agravar o efeito estufa no planeta.

Seu mecanismo de ação no organismo do animal ainda não é bem compreendido, no entanto, acredita-se que ele seja responsável por absorver moléculas de metano, mantendo-as em superfície. Essa é apenas uma teoria, sendo necessárias mais pesquisas para investigar seu real papel.

ANÚNCIO