Baleias e golfinhos são encontrados mortos em praia de SC

ANÚNCIO

No último domingo (25) apareceu na praia de Laguna e de São Francisco do Sul em Santa Catarina (SC) uma baleia e dois golfinhos mortos. As duas espécies encontradas preocuparam especialistas que monitoram as praias no Litoral catarinense. 

A preocupação se dá pois os animais não foram os primeiros a serem encontrados mortos. No mês de agosto para setembro foram notificados que mais de 50 animais encalharam, e a preocupação dos especialistas é no que tange a extinção da espécie deles. 

ANÚNCIO

Tendo em vista que a maioria são animais oceânicos muito raros de serem encontrados na costa da praia, como a cachalote e a baleia-piloto, além da espécie de golfinhos chamada de toninhas, há o risco de extinção. 

Baleias e golfinhos são encontrados mortos em praia de SC
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Espécies raras são encontradas mortas e preocupam especialistas 

Nos meses de setembro e outubro do ano passado foram encontrados cerca de 90 cetáceos, e os dados de 2020 informaram que desde o dia 20 de setembro até o último domingo, dia que foi encontrado baleias encalhadas, já foram 53 mortes de marinhos somente este ano. 

“A quantidade de animais mortos está dentro da variação, mas os encalhes de animais oceânicos é que nos deixou intrigados, além dos frequentes encalhes e mortes de toninhas que têm preocupado”, comentou André Barreto, coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos em Santa Catarina, ao portal  G1. 

ANÚNCIO

O que mais tem chamado a atenção do biólogo é a raridade das espécies encontradas. Um exemplo disso foi a cachalote, um animal marinho e mamífero. Após de ter socorrido o animal em Florianópolis na semana passada, ela não resistiu. 

Maioria dos animais morrem por conta da pescaria 

Como evidenciado pelo pesquisador, a cachalote é um marinho muito difícil de ser encontrado principalmente na costa, e no Brasil há poucos registros do animal. No caso das toninhas, que estão sujeitas a serem extintas há uma preocupação ainda maior. 

A maioria das toninhas morrem por conta da pesca, porém não foi apontado entre os mais 50 animais encontrados quantas toninhas morreram dessa causa. Há também outros casos que envolvem morte por asfixia e afogamento, provavelmente após captura acidental.

ANÚNCIO