Assassino do zodíaco: mensagem é decifrada após meio século

ANÚNCIO

Conhecido por ser um serial killer famoso, o assassino ganhou, inclusive, um filme de Hollywood. Apesar de o caso ser da década de 60, ele ainda não foi pego e voltou às manchetes por conta de uma equipe de amadores.

Essa equipe, conforme o FBI confirmou, foi responsável por decifrar uma mensagem codificada de 340 caracteres, após 51 anos. O código foi supostamente enviado ao jornal San Francisco Chronicle por um homem que ficou conhecido como “Assassino do Zodíaco”.

ANÚNCIO

O Zodíaco assassinou pelo menos cinco pessoas a tiros e facadas, em uma série de assassinatos que aterrorizaram Califórnia. Seu nome foi usado pelo próprio criminoso, que ganhou fama pelas comunicações cifradas que enviava a jornalistas e investigadores, além da brutalidade das mortes.

Assassino do zodíaco: mensagem é decifrada após meio século
Fonte: (Reprodução/Internet)

O caso do Assassino do Zodíaco

Um crime perfeito. Até os dias atuais, o caso do Assassino do Zodíaco permanece sem resolução e a polícia é incapaz de indicar o número exato de vítimas. Acredita-se, entretanto, que tenha matado cinco pessoas, mas ele próprio afirmou, em cartas, ter matado 37 pessoas. 

A série de assassinatos começou em dezembro de 68 com um casal morto a tiros em seu carro. Em julho de 1969, outro casal foi baleado, mas o homem sobreviveu. No mesmo ano, mais um casal foi esfaqueado perto de um lago e, mais uma vez, apenas o homem sobreviveu.

ANÚNCIO

Em outubro de 1969, um motorista de táxi foi morto também a tiros em São Francisco. Mas,  por falta de evidências, em abril de 2004, o caso foi fechado pela Polícia de São Francisco, deixando-o inativo. O caso foi reaberto em 2007, mas continua, até o momento, sem uma conclusão definida.

Quem são os decifradores

Em um vídeo publicado no YouTube, David Oranchak diz que decifrou o código junto ao australiano e especialista em matemática aplicada Sam Blake e o belga Jarl Van Eycke, engenheiro de softwares que trabalha com quebra de códigos. O trio trabalhava na mensagem desde 2006.

A mensagem que David opinou como “mais do mesmo lixo em busca de atenção vindo do Zodíaco”, é composta por letras maiúsculas e símbolos. A equipe dedicou seus esforços aos seus parentes, assim como em homenagem às vítimas do assassino.

A mensagem

Assassino do zodíaco: mensagem é decifrada após meio século
Fonte: (Reprodução/Internet)

A mensagem foi uma das várias enviadas aos jornais durante o período em que o assassino aterrorizou a região. Ela foi decifrada por três pessoas comuns (dos Estados Unidos, Bélgica e Austrália). O próprio FBI não conseguiu decifrá-la em meio século. 

“Eu gosto de matar gente porque é tão divertido. É mais divertido que matar animais selvagens na floresta porque o homem é o animal mais perigoso de todos. Matar coisas me dá a experiência mais prazerosa, é ainda melhor que ficar com uma garota”, descreve parte da mensagem decifrada, sem oferecer qualquer pista sobre a identidade do serial killer.

Esta não é a única mensagem codificada delegada ao Assassino do Zodíaco e, de acordo com o San Francisco Chronicle, há ainda outras duas que necessitam ser decifradas. Uma dessas mensagens, inclusive, suspeita-se que pode conter o nome do serial killer misterioso.

ANÚNCIO