Trump sofre abertura de processo de Impeachment pela segunda vez

ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, há seis dias do final do mandato, a segunda abertura de processo de impeachment contra o atual presidente Donald Trump. 

O republicano é o primeiro presidente dos EUA da história que recebeu duas solicitações de impedimento de cargo. A Câmara, que tem maioria democrata, votou 232 a favor e 197 contra o processo. Quatro deputados decidiram por não votar.

ANÚNCIO

Dentre os votantes a favor, 10 fazem parte do partido Republicano. A decisão agora passa a ser do Senado americano. No entanto, a Casa encontra-se em recesso, período que deve ser finalizado após a deixa de cargo de Trump. Por isso, a votação não tem data para acontecer.

Trump sofre abertura de processo de Impeachment pela segunda vez
Fonte: (Reprodução/Internet)

Invasão ao Capitólio é motivo da abertura do processo

Segundo os parlamentares, Trump é culpado por causar a violenta invasão ao Capitólio, sede do Congresso norte-americano, que ocorreu na última semana. Na primeira abertura do processo, o presidente havia sido acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso.

No Brasil,  o presidente é afastado de seu cargo se enfrenta o processo de impeachment. Já nos EUA, o presidente continua exercendo as suas funções. Trump será removido definitivamente após a aprovação dos senadores.

ANÚNCIO

Em seu primeiro julgamento, a maioria republicana do Senado recusou o impedimento do presidente com apenas um voto de oposição. Na quarta-feira (20), Trump deixará o cargo para que Biden o assuma. 

Pela primeira vez na história 10 democratas votaram contra Trump

Trump teve o seu impeachment aprovado na Câmara com 10 votos republicanos. Na história, somente cinco deputados do mesmo partido votaram a favor da saída de um líder de Estado de seu próprio partido. O evento foi contra Bill Clinton, em 1988. Dessa vez, os republicanos contra Trump foram:

  • John Katko;
  • Liz Cheney;
  • Adam Kinzinger;
  • Fred Upton;
  • Jaime Herrera Beutler;
  • Dan Newhouse;
  • Peter Meijer;
  • Tom Rice;
  • Anthony Gonzalez;
  • David Valadao.

Na terça-feira (12), Trump concedeu entrevista à imprensa sobre a invasão ao Capitólio, e disse que existe “muita raiva” no processo de impeachment que agora enfrenta.

Senado nunca aprovou algum impeachment

O Senado dos Estados Unidos nunca aprovaram um impeachment sequer. Andrew Johnson e Bill Clinton foram os únicos antes de Trump que tiveram processos aprovados pela Câmara, mas foram mantidos pelos senadores.

No momento, não é possível saber se o presidente terá dois terços de votos do Senado. Outra questão é que ainda é necessário entender se o processo pode ser continuado após Trump deixar o cargo. 

O “The New York Times” divulgou que o líder do Partido Republicano, Mitch McConnel chegou a dizer que está satisfeito com a tentativa de impeachment pelos democratas e que o presidente cometeu crimes que são condizentes com a penalidade.

ANÚNCIO