Impactos da pandemia na violência do Brasil

ANÚNCIO

Neste domingo (18) foi divulgado o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A pandemia também impactou nos casos de violência no Brasil

No relatório, foi evidenciado que durante os primeiros meses deste ano houve um aumento de 2% nos casos de feminicídio, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho foram noticiados 648 os assassinatos de mulheres no país.

ANÚNCIO

Além dos 2% de assassinatos contra a mulher, as chamadas de emergência das vítimas de feminicídio subiram 3,8%, enquanto que os boletins de ocorrência contra agressões feitos em delegacias diminuíram 10% no primeiro semestre de 2020. 

Impactos da pandemia na violência do Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Aumento da violência no Brasil

Os motivos se conectam com as condições impostas pela pandemia, tanto no deslocamento das vítimas até as delegacias como na convivência com os seus agressores. As mulheres não foram as únicas vítimas durante esse período.

A violência estava em queda desde 2018, mas apontou um acréscimo de 7,1% nos primeiros seis meses de 2020,  que significa a morte violenta intencional de 25.712 pessoas, isto é, uma morte a cada 10 minutos.

ANÚNCIO

Isolamento social influencia na queda de roubos e assaltos 

O relatório do Fórum indicou que enquanto determinados casos aumentaram, outros também foram influenciados pela pandemia, só que de maneira decrescente, como os roubos a pedestres, que diminuíram cerca de 34%. 

Como também os assaltos a casas, registrando uma queda de 16%, os assaltos a carros caíram 22,5% e no comércio também teve uma redução de 18,8% em roubos. Os dados se referem explicitamente ao fato de as pessoas estarem mais tempo em casa na pandemia.

Consequentemente, o tipo de crime diminui pois o assalto aos bens materiais, como os carros ficam dificultados. Esses resultados são alguns dos impactos da pandemia e do isolamento social na diminuição de certas violências. 

ANÚNCIO