Com as festas de final de ano se aproximando cada dia mais, fica o questionamento sobre como aproveitá-las sem desrespeitar as normas de distanciamento social, aconselhadas pela OMS para evitar a proliferação de novos casos de Covid.
Devido à pandemia que surpreendeu 2020, este ano as festividades serão diferentes das normalmente realizadas até então, uma vez que deixar passar em branco não está nos planos da maioria dos brasileiros.
Todos os tipos de aglomerações são evitadas, tanto que o tradicional Réveillon de Copacabana precisou ser cancelado. De modo a celebrar de uma maneira mais intimista, alternativas de comemoração estão sendo cada vez mais procuradas.
Para especialista, confraternizações de final de ano são essenciais
A especialista em inteligência de mercado e marketing experiencial, Natasha de Caiado, disse que com muita criatividade e inovação os encontros festivos serão realizados, sobretudo o natal e o ano novo. Ela analisou que as reuniões de entretenimento são importantes para todos.
Natasha prosseguiu ao falar sobre a importância de se utilizar da inovação, bem como de todos os recursos possíveis para reforçar laços. Devido à crise, houve um crescimento na procura por aparelhos de tecnologia que, por sua vez, podem servir como um meio de ligação entre familiares e amigos.
Número de festas virtuais cresceu devido ao isolamento
Uma alternativa que pode ser adotada pelas pessoas, diz respeito aos encontros virtuais. De acordo com um levantamento feito pela Eventbrite, a quantidade de eventos online em 2020 aumentou em aproximadamente 2.000% em relação à 2019. Eventos de negócios representam 1.100%.
Os encontros realizados por videochamadas podem ser feitos por inúmeras pessoas que, estando simultaneamente ativas em determinada sala, podem ter a experiência mais próxima possível de um encontro presencial, mas sempre respeitando as normas de distanciamento.
Um exemplo de festival que teve que se reinventar este ano por conta da pandemia, foi o Tomorrowland. Com uma edição totalmente inovadora, para os padrões tradicionais da festa, o evento digital reuniu milhares de pessoas que aproveitaram todos os shows, presentes em suas casas.
Organização para realizar as festas
Para que haja sucesso nas festividades sem aglomerações, é necessário que haja organização por parte dos convidados e dos anfitriões virtuais. Para realizar as reuniões, é aconselhável o uso de aplicativos como Google Meet ou Zoom, que abrangem uma maior quantidade de usuários.
Encontros digitais não são a única opção
Para as pessoas que não são tão familiarizadas com tecnologias deste tipo, também existem outras alternativas para aproveitar as festas de final de ano. Outro exemplo de reunião segura são eventos drive-in, onde cada pessoa aproveita o encontro dentro de seu carro.
Realizar pequenos encontros com amigos e familiares também pode ser uma opção de comemoração, porém, é preciso garantir que nenhum dos envolvidos possui o vírus, faz parte ou mantém contato com outra pessoa do grupo de risco, sempre utilizando máscaras e recorrendo a álcool em gel.
Comemorar as festas de final de ano com pessoas amadas é o desejo de grande parte da população. No entanto, com o constante crescimento no número de infectados por Covid-19 no Brasil, não aglomerar e respeitar as normas de distanciamento social, são as melhores saídas.