Diversas vezes, demandas não programadas surgem nos finais de ano, especialmente porque o período festivo pode acarretar gastos exagerados e imprevisíveis. Sabendo disso, inúmeros brasileiros procuram uma solução para obter uma renda a mais com as festividades.
O objetivo de se movimentar a fim de obter uma renda extra pode ser o mais variado possível, porém, é normal que os meios utilizados para alcançar esta meta não se difiram tanto, pois sempre possuem uma coisa em comum: o mínimo de despesa.
Para complementar o orçamento familiar, os interessados podem investir em determinadas atividades que forneçam lucros para aprimorar seus respectivos cenários econômicos. É importante que haja a busca por inspirações de modo a facilitar as produções nas festas de final de ano.
Segundo especialistas, vendas crescem com a chegada do Natal
Segundo pesquisas comerciais, um dos períodos mais otimistas para o mercado brasileiro diz respeito à época natalina. A comercialização de itens natalinos aumenta especialmente no varejo, ou seja, a produção em menor escala pode se tornar uma saída vantajosa para quem quer ganhar um dinheiro a mais.
A variedade de artigos é outro ponto que chama a atenção de pequenos comerciantes. Os produtos para serem vendidos podem, em sua maioria, serem fabricados a partir de técnicas de costura ou de artesanato, o que diminui consideravelmente o número de itens necessários para produção. Alguns exemplos:
- Adereços para árvores natalinas;
- Fantasias temáticas;
- Cestas alimentares especiais;
- Bonecos e itens decorativos.
Ao fornecer várias decorações de Natal e apostar em alguns artigos de DIY, o empresário pode obter um valor acrescentado interessante. Roupas temáticas como Papai Noel, macacões de bebê e até chapéus do “bom velhinho” também podem ser atraentes.
Virada de ano pode ser impactada por crescimento do mercado
Além do natal, outra festa de final de ano que chama a atenção dos comerciantes, é o Ano Novo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no Brasil estão em constante alta, e tal índice deve ser impulsionado com a chegada da virada de ano.
Para empreendedores solos, uma estratégia de obter lucro suplementar pode ser organizar encontros de terceiros, ou seja, ser responsável por decorações e cardápios em festas de outras pessoas. Outra saída seria também a venda de artigos especiais da festa, como fantasias e aperitivos.
Trabalhos isolados também podem ser uma alternativa
Independente da festividade de final de ano, comerciantes brasileiros podem ganhar um valor considerável conforme o serviço oferecido. Dentre outras possibilidades, pode-se citar trabalhos autônomos e temporários, como motoristas, montadores e babás de pets.
Também conhecido como freelancer, em inglês, o ramo de trabalhos temporários sem comprometimento jurídico vem crescendo no Brasil. Contrário ao trabalho informal, o freelancer se assemelha mais ao autônomo, onde os trabalhadores são donos de seus próprios negócios.