Após protestos, presidente do Peru renuncia em menos de uma semana de mandato

ANÚNCIO

Neste domingo (15), Manuel Merino, presidente interino do Peru, renunciou ao seu cargo após protestos. Merino havia sido escalado para substituir o ex-presidente, Martin Vizcarra, destituído por impeachment. 

O anúncio de abdicação surgiu após um dia conturbado de protestos que acabaram por gerar uma tensão política intensa no local. Segundo Merino, sua escolha é irrevogável e visa, como prioridade, o que é melhor para o país.

ANÚNCIO

A apostásia de mais da metade dos ministros parceiros também influenciou na decisão de Merino. De acordo com a Coordenação Nacional de Direitos Humanos (CNDDHH), o levante de cobrança popular já registrou dois óbitos e mais de 100 feridos.

Após protestos, presidente do Peru renuncia em menos de uma semana de mandato
Fonte: (Reprodução/Internet)

Manuel Merino renega cargo após protestos em massa

O período de Merino como presidente interino durou apenas seis dias. Depois de Vizcarra ser impugnado pelo Congresso, o país começou a enfrentar uma crise institucional e social que gerou protestos diários, além de marchas organizadas. Merino pediu demissão via pronunciamento na TV.

Devido à crise, o Comitê de Oradores Parlamentares se reuniu no início do domingo (15) a fim de avaliar a partida iminente de Merino. Depois de várias horas de reunião, o atual presidente do Congresso, Luis Valdez, impeliu Merino a renunciar, ato comemorado por milhares de peruanos.

ANÚNCIO

Merino solicitou retorno de ministros afastados

Ao comunicar que não estava mais interessado em continuar na posição política, o ex-presidente interino prestou suas condolências às famílias das vítimas que foram mortas durante a marcha organizada deste sábado (14), e ressaltou que todas deverão ser investigadas.

Merino reconheceu a insatisfação após a indicação presidencial, mas também afirmou que havia interesse em criar o caos por trás dos protestos. Ele também fez um apelo aos ministros que haviam renunciado para voltarem aos seus cargos de modo a não deixar um vazio no poder do país.

Saída de Vizcarra motivo protestos locais

Em 9 de novembro, Martín Vizcarra deixou oficialmente o governo depois que o Congresso aprovou o processo de impeachment por “deficiência moral”. O ex-presidente foi destituído do cargo por aceitar suborno quando era governador, em 2014, o que ele negou. Entre os 130 membros, 105 votaram pelo impeachment.

A decisão foi tomada poucos meses antes da eleição presidencial, marcada para abril de 2021, e causou grande insatisfação entre o povo. Desde então, os peruanos realizaram manifestações nas ruas para protestarem contra a demissão de Vizcarra. No sábado, protestantes lotaram a praça no centro de Lima.

De acordo com a reportagem da BBC, nem todos os protestantes são apoiadores do ex-presidente. A maioria das pessoas apenas se opõe às medidas tomadas pelo Congresso contra Vizcarra.

ANÚNCIO