Tecnologia sem licitação do TSE atrasou resultado das eleições municipais

ANÚNCIO

Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o servidor de contagem das eleições municipais, que ocorreram nesta semana, não foi submetido a testes devido ao atraso da Oracle em entregar os equipamentos.

Uma reportagem realizada pela Folha de S.Paulo revelou que, segundo arquivos, o TSE precisou de 1 ano e 6 meses para acordar com a Oracle a fim de utilizar seus serviços. A proposta de centralizar o servidor de apuração em Brasília veio primeiramente por parte da Polícia Federal.

ANÚNCIO

A tecnologia sem licitação teria sido contratada em março pelo valor estimado de R$ 26,2 milhões, no entanto, ela só foi entregue 5 meses depois. Segundo Barroso, o atraso foi uma consequência da pandemia, que também acabou por impedir que testes prévios ocorressem.

Tecnologia sem licitação do TSE atrasou resultado das eleições municipais
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo técnicos, problema não deve se repetir no segundo turno

O TSE divulgou em nota recentemente, onde relatava que testes são realizados regularmente para antecipar formas de solucionar possíveis problemas. Além disso, o contrato previa que os equipamentos da Oracle fossem entregues no início de junho em um período de 70 dias, o que não ocorreu com a pandemia.

A nota informava ainda que o equipamento foi entregue ao Tribunal no dia 17 de julho, e ficou pronto no dia 14 de agosto. A PF recomendou em relatório que o TSE adotasse essa medida em outubro de 2018. Nesta semana, Barroso se desculpou pela demora e classificou a lentidão do sistema como um problema menor.

ANÚNCIO

Mesmo com o atraso, os resultados das eleições ainda foram disponibilizados no mesmo dia. Segundo especialistas do TSE e da Oracle, o problema não irá se repetir no segundo turno uma vez que a calibração do otimizador já ocorreu, e está pronto para gerenciar uma quantidade maior de informações.

Testes já estavam previamente agendados

A equipe técnica do Tribunal planejava realizar cinco testes, mas apenas os dois últimos foram concluídos com tecnologia Oracle. Dentre eles, estão RecBio (Sistema Receptor de Biometrias), RecBU (Sistema Recebedor de Boletim de Urna) e TOT (Totalização Eleitoral).

De acordo com o documento, nenhuma licitação foi exigida, pois a Oracle já é responsável por fornecer diversos serviços e plataformas à Justiça Eleitoral. Já o segundo turno das eleições municipais ocorrerá dia 29 de novembro.

ANÚNCIO